VALOR ABBE: Qual a relação desse número com as lentes que usamos?

NÚMERO ABBE

O valor ABBE é a medida, em números, da dispersão cromática da luz através das lentes. Essa dispersão pode ser compreendida como a separação das cores da luz branca quando ela é refletida em uma superfície transparente.

Exemplo: A luz que atravessa as lentes dos óculos tem cor branca, mas quando essa luz passa pelas lentes, ela se divide em três cores: vermelha (ou RED), verde (ou GREEN) e azul (ou BLUE), formando assim o sistema RGB que compõe as cores aditivas. 

O valor ABBE mede, dessa forma, o quanto dessa dispersão acontece nos diferentes materiais usados nas lentes oftálmicas.

POR QUE ESTE NOME?

O nome faz referência ao físico alemão Ernst Abbe (1840-1905), inventor do refratômetro, instrumento para medição de índices de refração. O físico elaborou uma pesquisa que resultou em uma equação para descobrir a dispersão cromática. Ernst Abbe descreve o conceito dos valores de ABBE, como: “Quanto maior o número de Abbe, maior a qualidade óptica da lente, no quesito aberração cromática (decomposição da luz branca em diversas cores, a coloração observada ao se olhar através das lentes)”.

O QUE INDICA NA PRÁTICA O NÚMERO ABBE?

Basicamente a qualidade óptica de uma lente oftálmica está diretamente relacionada com seu processo de produção e ao seu VALOR ABBE. 

Quando o número ABBE for baixo, maior será a percepção do fenômeno chamado aberração cromática “ halos coloridos”, mais dificuldades de adaptação do usuário, pois menor é a qualidade óptica das lentes. 

Quanto maior o valor ABBE do material, melhor a qualidade óptica da lente.

OS NÚMEROS

O Olho humano tem um valor ABBE de 43. Indicar lentes de valor abaixo que este pode ocasionar desconfortos aos usuários. A tabela a seguir identifica o número ABBE dos materiais usados nas Lentes Design LUXXOR.

Prefira sempre materiais que ofereçam benefícios adicionais como maior qualidade óptica (ABBE), proteção total aos raios UVA e UVB, maior leveza e resistência, proteção a luz azul nociva dentre outros… E lembre-se que quando associados a tratamentos antirreflexo tem ainda mais transparência e diminuição dos reflexos indesejáveis.