Você sabe o que é Tratamento Fotossensível em lentes?

Sabe aqueles óculos que as lentes escurecem quando você está no ambiente externo, quando ocorre o aumento da exposição a luz do solar e raios ultravioletas e ficam claras novamente com a redução da exposição de forma gradativa?

Pois então, isto acontece em função do tratamento fotossensível existente nas lentes dos óculos, fazendo com quem se adaptem as mudanças de iluminação e protejam contra o excesso de claridade.

Elas são uma excelente opção para quem tem o dia a dia corrido e frequenta vários lugares, oferecendo conforto visual em mudanças de ambiente.

A lente fotossensível vem conquistando cada vez mais o público usuário de óculos de grau, mas apesar de já estarem no mercado há mais de dez anos, estas lentes continuam despertando dúvidas e curiosidades em muitas pessoas.

Por isto, respondemos 7 perguntas mais frequentes sobre o tratamento fotossensível. Confira!

1 – Quem pode usar o tratamento fotossensível?

Estas lentes são recomendadas para todas as pessoas e faixas etárias. 

Elas atendem diversas necessidades de correção visual, incluindo fotofobia (sensibilidade excessiva a luz).

E caso você queira saber qual lente é a melhor para você, consulte seu profissional óptico de confiança.

2 – Posso substituir os óculos de sol por lentes com tratamento fotossensível?

A lente com o tratamento fotossensível vem conquistando aos poucos quem usa óculos de grau para corrigir problemas de visão e pela sua praticidade de usar como óculos de sol, porque, ao contato com o raio ultravioleta, a lente fotossensível torna-se escura protegendo os olhos contra a claridade.

Apesar disto, não substituem as lentes coloridas dos óculos de sol, que diferente do tratamento fotossensível, possuem uma função de apelo estético e que se mantêm na mesma tonalidade sempre.

3 – É possível colocar lentes com tratamento fotossensível em qualquer tipo de armação?

Sim, estas lentes podem ser usadas com todos os tipos de armações e materiais: acetato, plásticas, metal e armações com lentes flutuantes sem aro.

 4 – E é possível agregar o tratamento antirreflexo?

Sim, é possível! E as lentes com os dois tratamentos (fotossensível e antirreflexo) combinados ficam ainda mais versáteis, possibilitam mais proteção aos reflexos indesejáveis e mais transparência em ambientes internos.

5 – Por que no frio as lentes demoram a desativar?

A temperatura é um fator que interfere na velocidade de ativação e desativação das lentes.

No frio a temperatura da lente diminui e as moléculas passam a se mover lentamente, fazendo com que leve mais tempo para desativar, ou seja, as lentes passarem da tonalidade escura para a clara.

E o inverso ocorre quando a temperatura está mais alta, a velocidade das moléculas aumenta, fazendo com que as mudanças sejam mais rápidas.

 6 – Quais são os principais benefícios do tratamento fotossensível?

– Praticidade:

Para quem usa óculos de grau, ficar trocando de óculos comum pelos de sol pode ser um incômodo. Por isso, o principal benefício é a adaptação em lugares mais iluminados, que facilita o dia a dia de quem usa esta lente.

– Conforto e saúde visual:

Como o tratamento fotossensível tem a capacidade de adaptação a ambientes iluminados ou fechados, ajudam a reduzir o ofuscamento, cansaço visual e a fadiga ocular, já que a mudança acontece gradualmente.

Além de uma visão mais confortável o tratamento fotossensível faz com que as lentes protejam a região ocular, pálpebras e olhos, em 100% aos raios UVA/UVB.

E os benefícios da lente fotossensível não param por aí: seu uso em óculos de grau pode retardar problemas como a catarata, o pterígio e a degeneração macular, doença relacionada à idade avançada.

7 – Como posso escolher lentes de qualidade com o tratamento fotossensível?

As lentes fotossensíveis Luxxor são perfeitas para você. Elas se adaptam às mudanças de luminosidade, adquirindo a tonalidade exata para cada situação e permitindo que a quantidade certa de luminosidade chegue aos olhos.

Clique AQUI e encontre a óptica mais próxima de você e peça pelas lentes Luxxor!