Teste de Ishihara: Conheça este método de diagnóstico do daltonismo

O teste mais utilizado mundialmente para se diagnosticar a presença do daltonismo é o teste de cores de Ishihara. O nome advém do Dr. Shinobu Ishihara (1879-1963), um professor da Universidade de Tóquio, o qual criou o teste em 1917.

Resumidamente o teste consiste na exibição de uma série de cartões pontilhados em várias tonalidades diferentes. Uma figura (letra ou algarismo) é desenhada em um cartão contendo um grande número de pontos com tonalidades que variam ligeiramente entre si, de modo que possa ser identificada por uma pessoa com visão normal. Contudo, um daltônico terá dificuldades em visualizá-la e dessa forma identifica-se o indivíduo com o distúrbio.

Mas o que é o Daltonismo?

O daltonismo (discromatopsia) é uma alteração visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho, o que se repercute na percepção das restantes cores do espectro. Esta alteração tem origem genética.

O distúrbio recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, o primeiro cientista a estudar a anomalia de que ele mesmo era portador. Esse problema está geneticamente ligado ao cromossomo X, assim ocorre com maior frequência entre os homens, que possuem apenas um cromossomo X, enquanto mulheres possuem dois. Acredita-se que até 8% da população seja portadora deste distúrbio, dentro deste percentual, apenas 1 % inclui as mulheres, os 7% restantes incluem o sexo masculino.

VAMOS FAZER O TESTE! LEIA AS INSTRUÇÕES!

Chegou a hora de realizarmos o Teste de Ishihara. Para isto pegue uma folha de papel ou o bloco de notas do seu celular e anote o número que você enxerga dentro do círculo. Logo depois, confira o gabarito, que está localizado ao fim do teste. Caso acerte os números, você não possui o distúrbio. Por outro lado, caso suas respostas não sejam semelhantes às do gabarito, consulte um especialista.

IMAGEM 1

IMAGEM 2

IMAGEM 3

IMAGEM 4

IMAGEM 5

IMAGEM 6

IMAGEM 7

RESPOSTAS:

IMAGEM 1 2 3 4 5 6 7
NÚMERO 3 5 6 12 29 42 45