REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO MERCADO ÓPTICO

REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO MERCADO ÓPTICO

Eduardo Machado, diretor do núcleo de tecnologia de serviços Digitais- LABTECH, acredita que o mercado desenvolverá uma “rápida recuperação pela necessidade da demanda reprimida”.

O mercado mundial está sendo impactado com as consequências da pandemia do Covid-19. Não é diferente no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), a atividade econômica brasileira teve uma retração de 7% em abril deste ano (2020). A queda recorde na série histórica é em relação ao resultado do mesmo anterior (março), mês que já havia sofrido de forma menos intensa os reflexos da paralisação econômica, com um recuo de 4,6% ante fevereiro. Especialistas da área econômica apontam que os resultados negativos foram disseminados nas atividades industriais e de serviços, que tiveram as maiores quedas inter anuais desde o início da medição, em 2000. A indústria da transformação, o comércio e os transportes foram alguns dos setores que tiveram em abril seus piores resultados mensais

O impacto no mercado de produção e abastecimento óptico também deve ser analisado. O diretor de tecnologia e estratégia do LABTECH, Eduardo Machado, acredita que o impacto econômico no LABTECH não foi tão profundo devido aos méritos ao gerir esta crise. Segundo o diretor, “acompanhando os acontecimentos prevemos as dificuldades futuras de abastecimento, ainda se somando a disparada do dólar, revigoramos nossos estoques de insumos que nos permite tranquilidade na produção”.

É provável que o setor não tenha sofrido drasticamente, pois foi reconhecido pelas autoridades estaduais e municipais como um “serviço essencial”. Eduardo entende que: “por um entendimento dos órgãos públicos e associações representativas, o item óculos corretivo ficou considerado, na pandemia, como um item essencial na área da saúde. Para tanto tornou-se fundamental e necessário a produção das lentes”.

Quanto ao impacto econômico no segmento varejista óptico a visão do entrevistado é positiva. Acredita que existe uma demanda reprimida “Creio que ainda é cedo para avaliar o impacto econômico, mas com certeza de todos os seguimentos do varejo será um dos de menor impacto e de rápida recuperação pela necessidade da demanda reprimida”.

A expectativa para o mercado pós pandemia é de adequação aos preços, como explica Eduardo Machado. “O comércio de óculos ficou pouco tempo fechado, mas com a estendida quarentena de pessoas com mais de 60 anos houve uma queda nas vendas que deverão acontecer entre o último trimestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021. Porém a queda no poder econômico irá gerar a demanda de produtos (armações e lentes) de menor preço”.

Por fim, o empresário foi convidado a refletir sobre quais lições tirar deste acontecimento inédito: o impacto econômico da pandemia. Ele afirma que: “As lições deixadas são de que o gestor deve manter a empresa com saúde financeira o suficiente para suportar 90 dias de crise e que quanto mais independente de terceiros e de produtos importados a empresa for, mais fácil será mantê-la em atividade”. Ele finaliza destacando que em sua visão: “Devemos investir no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, valorizar os produtos nacionais e apoiar o varejo de ópticas locais”.