Os perigos dos raios ultravioletas para a saúde dos olhos

A exposição aos raios UV pode ser tão danosa para a saúde dos olhos quanto é para a da pele. Isso porque o cristalino, uma espécie de lente transparente localizada atrás da pupila do olho, não tem a habilidade de se reparar e substituir como acontece com outras células danificadas do nosso corpo. A áreas ao redor dos olhos é bastante sensível sendo a primeira região do rosto que apresenta linhas e sinais de envelhecimento da pele.

Como o dano da radiação UV é cumulativo, a primeira infância é uma fase que requer mais atenção, pois quanto antes se inicia a exposição a esses raios, mais cedo seu impacto será percebido. 

Doenças em decorrência do envelhecimento, como a catarata, são causadas principalmente pelo acúmulo gradual de radiação nas proteínas do cristalino. A degeneração macular, quando a mácula do olho (o centro da retina rica em células fotorreceptoras) se deteriora, assim como o câncer nas pálpebras, a região com a pele mais sensível abaixo dos olhos, também estão associadas à radiação UV.

Mas afinal, o que são os raios ultravioleta (UV)?

Os raios UV, ou radiação Ultravioleta, são raios que o Sol emite “invisível” e têm o comprimento de onda menor do que 400 nanômetros. 

Eles são extremamente prejudiciais para sua saúde ocular, pois passam pela córnea e agridem o cristalino e a retina. Como esse efeito é cumulativo, a longo prazo, pode causar danos sérios à visão.

Os tipos de raios UV:

> UVA: Esse tipo de raio UV incide muito mais na superfície terrestre do que os demais raios UV. Isso ocorre porque eles independem de condições climáticas. Além disso, o raio ultravioleta A,  é o mais nocivo e o que penetra mais profundo nas camadas cutâneas causando danos para a saúde.

> UVB:  Esse tipo de raio causa queimaduras e vermelhidão no corpo. Os raios UVB costumam ser mais fortes e intensos nas estações mais quentes, e sua incidência é maior no período entre 10h e 16h.

> UVC: Esse tipo de radiação ultravioleta é bloqueado pela camada de ozônio. No entanto, devido ao desmatamento e poluição, existem buracos nesta camada em diversos locais, permitindo que esse raio ultrapasse e prejudique à saúde.

Simulação do comprimento de onda dos raios Ultravioletas

Mais sobre os Perigos da exposição excessiva aos raios ultravioleta para os olhos

A exposição de curto ou longo prazo aos raios ultravioletas pode ser bastante prejudicial aos olhos. Além de afetar a visão, compromete a saúde ocular e a região próxima do olho. Listamos aqui as principais condições oculares causadas ou agravadas pela exposição à radiação UV:

Catarata: Consiste basicamente na perda da transparência do cristalino, que é a lente natural do olho e tem a função de regular o foco. Na condição da catarata, essa lente vai se tornando cada vez mais opaca, o que torna a visão mais embaçada. Conforme o tempo passa e a opacidade aumenta, o paciente pode chegar a enxergar apenas vultos e luzes, podendo causar cegueira.

Degeneração Macular: É uma doença que atinge a mácula, uma parte da retina composta por células sensíveis à luz, que ajudam a enxergar os pequenos detalhes. Em um olho com degeneração macular, o centro do campo visual é afetado, e a imagem se forma de maneira distorcida.

Câncer na pálpebra: Essa doença ocorre quando há um aumento das células na região da pálpebra. Por ser um câncer pode ser bem grave e requer tratamento urgente.

Pterígio: Condição em que a membrana que se forma nos olhos avança sobre a córnea em direção ao centro,  atingindo o eixo visual e afetando a visão. Os sintomas mais frequentes desta condição são a coceira, ardência, queimação ocular e vermelhidão.

Fotoceratite: É uma espécie de queimadura nos olhos causada pela exposição excessiva aos raios UV. Ela pode causar desde vermelhidão nos olhos e em toda a região até lacrimejamento e dores intensas.

Como proteger os olhos dos raios ultravioleta?

É importante ressaltar que o horário em que a incidência dos raios UV estão mais intensas é entre 10h00 da manhã e 16h00 da tarde, e que a luz refletida em elevadas altitudes, na neve, praias arenosas e refletores como a água dos lagos, rios e mar  eleva a intensidade da exposição.

Contudo, existem ações recomendadas para diminuir ou evitar o impacto dos raios UV na saúde dos nossos olhos e da região ao redor, que é bastante sensível:

> Usar óculos de sol com proteção UV

O uso de óculos de sol com lentes oftálmicas proteção UV400 e com armações grandes é uma ótima ação para evitar que a luz solar atinja os olhos e passe pelas laterais. Nas Lentes Luxxor, todas as colorações utilizadas nas lentes solares possuem proteção 100% contra os raios U.V. Além disso, dispomos de diversas alternativas para as lentes dos óculos, como: Lentes Polarizadas, Espelhadas, Fotossensíveis, Blue Cut e materiais com proteção.

> Usar chapéu durante a exposição ao sol

O uso de chapéu ou bonés auxiliam a proteger os contornos dos olhos.

> Evite os horários de radiação intensa

Como já comentado, evite os horários entre 10h e 16h, onde a luz solar é mais intensa, consequentemente, a radiação é maior. Portanto, é importante evitar a exposição durante esses horários.

> Consulte um especialista com regularidade

Mantenha consultas regulares a um especialista  para acompanhar a saúde ocular e prevenir possíveis complicações.

> Mantenha a proteção aos seus olhos em todas as estações

Os raios UV permanecem incidindo ao longo de todo o ano, mesmo em dias nublados. Portanto é importante manter os cuidados e proteção mesmo quando não estiver em clima de sol intenso.

 

Quer adquirir Lentes Luxxor solares com proteção U.V? Descubra onde adquirir suas lentes: Clique AQUI

Você é proprietário de uma Óptica e deseja oferecer lentes personalizadas com proteção U.V. para os usuários de óculos? Clique AQUI e fale conosco

Deseja conhecer todas as opções e disponibilidades das Lentes Luxxor? Clique AQUI