MUNDO CONECTADO: DICAS PARA A SAÚDE OCULAR

A era digital e a dependência de equipamentos pessoais como tablets, smartphones, computadores já demonstrava um caminho sem volta. Mas o que a humanidade não previa era a aceleração deste fenômeno diante da pandemia do novo coronavírus (COVID 19) e o quanto impactaria diretamente a vida em sociedade. Essa mudança de hábitos de saúde, trabalho e relações é chamado por especialistas como o “novo normal”. O confinamento em casa contribuiu para o uso compulsivo dos equipamentos. Seja para o público infanto-juvenil, nas atividades educacionais EAD e em laser, para os adultos no Home Office e até mesmo para a geração mais velha. As seguidas horas diante de uma tela já apresentam reflexo na saúde dos olhos de crianças e adolescentes brasileiros. Uma pesquisa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostra que o número de crianças que usam óculos de grau dobrou nos últimos dez anos, passando de 10% para 20% em virtude do uso dos equipamentos. Estimasse ainda uma aceleração precoce nos processos da senilidade como a catarata e problemas na retina. 

Este uso excessivo pode causar fadiga visual e dores físicas. Olhos cansados, secos e irritados são os sintomas mais comuns do uso abusivo do celular.  É necessário preocupação com a incidência da luz azul nociva emitida pelos equipamentos digitais. A luz azul da tela do celular pode causar uma síndrome chamada de síndrome da visão por computador (CVS). Essa síndrome nada mais é do que o uso excessivo de aparelhos digitais. Além do tempo que passamos expostos à luz azul, a proximidade da luz aos olhos também prejudica nossa visão. Isso já foi comprovado por diversas pesquisas científicas, entre elas uma da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. O relatório final do estudo apontou que a “luz azul” pode transformar moléculas em toxinas capazes de acelerar o processo de envelhecimento natural dos olhos, um fenômeno conhecido como degeneração macular.

A Lentes Luxxor preparou dicas importantes para sua saúde ocular neste período:

Exame oftalmológico: Consulte regularmente o seu oftalmologista, esse é o primeiro passo para garantir a saúde dos seus olhos. Lembre-se de acrescentar detalhes específicos, como por exemplo, se você passa mais tempo exposto ao celular ou ao computador, se dirige muito, se fica muitas horas sob a luz direta do sol, etc., esses dados são importantes para ajudar a definir o seu padrão visual.

Como se posicionar: esteja com os equipamentos na altura da ponta do seu nariz, isto é, os olhos do usuário devem estar acima do texto a ser analisado na tela do computador. A melhor posição de leitura para perto é através da somação da acomodação/ convergência e olhar para baixo. É essencial que o trabalhador não utilize os equipamentos deitado. A instrução correta é “estar sentado confortavelmente numa cadeira e a tela do computador possuir filtros para os comprimentos de onda da faixa azul”. 

Intervalos de uso. Recomenda-se aos trabalhadores e estudantes que a cada 2 horas de utilização de tela de computadores de qualquer tipo ou mesmo celulares ou tablets descansem pelo menos por 10 minutos direcionando o olhar para longa distância.

Iluminação adequada: Reduzir o brilho das telas e manter o ambiente onde os eletrônicos são utilizados bem iluminados é fundamental. 

Piscar os olhos: Ao trabalhar ao computador ou se concentrar no smartphone ou TV, você tende a piscar menos e a não fechar completamente as pálpebras. Piscar umedece os olhos e evita que se ressequem e fiquem irritados. 

Noite/Dia = Escuro/Claro: Também conhecido como Ritmo ou Ciclo Circadiano é fundamental para a saúde geral de nosso corpo. Para que se consiga mantê-lo sob controle é indicado não utilizar os equipamentos uma hora antes de dormir e ter uma noite com o quarto escuro. Durante o dia ter contato com a luz natural e solar. A maior preocupação fica por conta de crianças em idade de formação (até 8 anos) que com o descontrole dos hormônios Dopamina e Melatonina alteram o tamanho normal do globo ocular.

Óculos ideais: As Lentes Luxxor estão comprometidas com a saúde ocular. A empresa desenvolve um trabalho voltado às necessidades individuais de cada usuário, atenta às mudanças de comportamento e evolução das necessidades, propondo tecnologias em desenhos de lentes e tratamentos que atendam as solicitações oriundas dos médicos oftalmologistas. Assim como a sociedade está se adaptando às mudanças do mundo virtual, as Lentes Luxxor se adaptam a você. Os produtos Luxxor Design Office e Luxxor Design Free Fadigue contam com a tecnologia Confort Screen. A tecnologia Confort Screen melhora a experiência visual ao usar dispositivos eletrônicos. Esta tecnologia oferece ao usuário um conforto extra durante a transição entre campos visuais proporcionando uma mudança muito mais ágil e precisa quando o usuário trabalha ou lê simultaneamente em diferentes telas.

Escolhas saudáveis: Procure comer muitos legumes verdes, como brócolis, espinafre e couve, e também cenouras. A hidratação é outro ponto muito importante, sobretudo se você sofre de ressecamento nos olhos. É fundamental se manter hidratado para garantir que os olhos recebam a umidade de que necessitam. Para finalizar, uma boa noite de descanso – isso ajudará os seus olhos a se recuperarem do esforço realizado.

Para mais informações acesse: https://www.lentesluxxor.com.br/