Miopia: Uma epidemia silenciosa

Pesquisas recentes do Instituto de Miopia indicam que 5 bilhões de pessoas serão míopes até 2050 e 20% delas  terão alta miopia (caracterizada por graus acima de -6.00 D). Inclusive, sugerem que a miopia pode se tornar uma das principais causas de cegueira no mundo.

A preocupação principal com o desenvolvimento da miopia acelerada é em crianças, pelo fato do aparelho visual estar em formação.

Muitos estudos estão sendo realizados acerca da miopia infantil, trazendo informações sobre as causas, como gerenciar a miopia, fatores de risco entre outros assuntos.

Entre as causas do desenvolvimento da miopia, os estudos sugerem que podem estar relacionados a fatores genéticos (os filhos herdam dos pais) e fatores ambientais, neste último, podemos considerar que o ambiente atual estimula ainda mais os fatores associados a aceleração da miopia. O uso frequente de telas digitais que estimulam por tempo prolongado a visão de perto, tempo limitado de atividades ao ar livre e pouca exposição à luz natural são alguns dos exemplos de como o ambiente influencia a miopia.

O que é a miopia?

A miopia é considerada um erro refrativo no qual os raios de luz que entram no olho são focados a frente da retina (no caso de um olho sem defeito refrativo esse foco de luz se dá sobre  a retina) quando a acomodação do olho está relaxada, ou seja o olho não está fazendo nenhum esforço para focar algum objeto.

No caso da miopia, o globo ocular parece mais alongado e a parte da córnea e/ ou cristalino são muito curvados.

A miopia pode ser classificada em: Pré-miopia, Baixa miopia e Alta miopia, de acordo com as características do gráfico abaixo. Os fatores de risco relacionados à Pré-miopia referem-se a fatores genéticos e ambientais.

Por que a miopia é um problema

A miopia acima de -6.00 D é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de algumas patologias oculares, assim como, pode levar o olho a sofrer alterações estruturais que podem vir a causar cegueira  ou deficiências visuais significativas que afetam a qualidade de vida. 

Pesquisas recentes mostram que a miopia é responsável por cerca de um terço da deficiência visual incorrigível no mundo!

Como prevenir a miopia infantil?

A miopia infantil tende a progredir durante os anos de alfabetização, estudos defendem que as atividades voltadas para a visão de perto de forma intensiva e menos tempo ao ar livre podem contribuir com avanço da miopia.

Como tratam-se de fatores ambientais, são passíveis de modificações, como diminuir o uso de tela e propiciar às crianças mais tempo em atividades ao ar livre. De preferência em ambientes como parques e praças com ambientação natural.

Esta indicação serve tanto para pré-míopes  como para míopes em progressão. 

De acordo com uma pesquisa de meta-análise: Duas horas ao ar livre podem reduzir as chaves de aceleração da miopia em crianças.

Os benefícios das atividades ao ar livre se dão pelo fato da exposição aos raios solares estimular a produção da dopamina, esse neurotransmissor auxilia a prevenir o crescimento alongado do olho.

O alongamento do olho leva à distorção do foco de luz que entra no globo ocular. Essa alteração na estrutura do olho é uma das causas da miopia.

Ambientes amplos e externos também exigem o uso da visão de longe que precisa ser estimulada tanto quanto a visão de perto.

Portanto, para a prevenção da miopia, o ideal é passar mais tempo em ambientes ao ar livre e para quem já tem o diagnóstico, essa exposição aos raios solares pode auxiliar no gerenciamento da miopia e diminuição da progressão do grau.

Outras orientações para a prevenção/desaceleração da miopia incluem:

  • Redução do Tempo de tela:

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), as recomendações de tempo seguro para o uso de telas para crianças são:

  • > Crianças de até 2 anos de idade não devem ser expostas a telas, de nenhuma maneira;
  • > Entre 2 e 5 anos, o uso de telas não deve ultrapassar 1 hora por dia;
  • > Crianças de 6 a 10 anos podem usar os dispositivos eletrônicos até 2 horas por dia;
  • > Para a faixa etária 11 a 18 anos, o uso deve ser limitado a 3 horas por dia.

Seguir a regra 20-20-20

Essa regra propõe que a cada 20 minutos se faça uma pausa de pelo menos 20 segundos e foque um objeto que esteja a 20 pés (em torno de 6 metros) de distância . Desta forma, se permite que os olhos relaxem, reduzindo o cansaço visual decorrente do esforço do olho para focar em objetos próximos.

Colírio 

Em casos específicos, médicos oftalmologistas podem sugerir tratamento com uso de colírio.

Lentes ópticas com  desfocagem miópica

O uso de lentes ópticas com  desfocagem miópica é o mais novo método simplificado para o tratamento, fazendo com que o simples uso do óculos para a correção visual se transforme em solução no  gerenciamento da progressão da miopia.

Visitas Periódicas a Especialista

Manter a rotina de visitas periódicas a especialistas (Pediatra /Oftalmologista) contribuem para a identificação e tratamento precoce de alterações no aparelho visual.

Referências:

Artigos retirados do site: https://www.myopiaprofile.com/;

Material White Paper técnico desenvolvido pela Indústria IOT – Indizen Optical Technologies.

 

Descubra onde adquirir Lentes Luxxor: Clique Aqui.

Você é proprietário de uma Óptica e deseja oferecer lentes especiais para seus seus clientes? Clique aqui e fale conosco: Clique Aqui.

Deseja conhecer todas as opções e disponibilidades das Lentes Luxxor? Clique aqui.

  •