Lente Multifocal: saiba como se adaptar!

Você já teve dificuldade para se adaptar a óculos com Lentes Multifocais?

A Lente Multifocal, também conhecida como Lente Progressiva, chegou para facilitar a vida das pessoas. Com este tipo de lente é possível enxergar perto e longe sem sobressaltos.

Apesar das facilidades que proporciona, escolher a Lente Multifocal sempre foi um dilema.  Devido a sua complexidade, variedades de marcas e performances diferentes de campos visuais, não é uma tarefa fácil para os usuários entenderem o seu funcionamento.

Embora tanta tecnologia, ainda existe a dificuldade de adaptação. É muito comum o usuário ver algumas distorções e ter dificuldade em usar escadas (devido à transição do grau), ver o chão se mexer, ou ainda, ter dores de cabeça com frequência.

Como funciona a Lente Multifocal?

As Lentes Multifocais servem para corrigir problemas de Presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”. E geralmente é a partir dos 40 anos, que as pessoas precisam começar a usar este tipo de lente. 

Clique aqui e entenda tudo sobre Presbiopia ou vista cansada em nosso artigo.

Como o próprio nome diz, as Lentes Multifocais possuem múltiplos focos. Ou seja, elas conseguem, em uma única lente, corrigir o defeito refrativo “grau” para longe e o problema causado pela Presbiopia para perto.

Didaticamente as Lentes Multifocais possuem três campos de visão:

  • – Visão de Longe
  • – Visão Intermediária
  • – Visão de Perto
  • Campos de Visão

    Campos de visão em Lentes Multifocais / Progressivas

A separação de campo de visão nas lentes acontece de forma gradual entre os graus. Assim é possível enxergar nitidamente os objetos independente da distância, com leve movimento de inclinação da cabeça e ou posicionamento dos olhos.

E é devido à esta mudança gradual do grau para perto para o grau para longe, em uma única lente, que provoca a em alguns usuários dificuldade na adaptação da Lente Multifocal.

Por isto ter dificuldade para se adaptar com este tipo de lente é normal no começo. Principalmente se é a primeira vez que você está usando ou se usava muito tempo um tipo e uma marca e alterou para outra.

Dicas para se adaptar a Lente Multifocal

1 – Acostumar o cérebro

Acredite, o seu cérebro se acostuma aos poucos ao uso das Lentes Multifocais.

Para isso, é necessário que você tente usar os óculos o dia todo, começando logo que acorda durante os primeiros 7 dias.

Em alguns casos, mudanças significativas de grau, o período de adaptação pode se estender para mais.

Caso neste período você ainda não consiga se adaptar, leve para seu oftalmo conferir se está tudo certo. Ele irá revisar o grau e as medidas dos óculos.

2 – Cuidado com as medidas da DNP e DP

Essa medida é muito importante para a confecção de qualquer tipo de óculos, mas principalmente para quem utiliza Lentes Multifocais.

A DNP – Distância Naso-Pupilar é a medida, em milímetros, entre a pupila e o centro do nariz.

A DP – Distância Pupilar é a medida, em milímetros, entre as duas pupilas.

Para quem usa Lentes Multifocais, o cuidado em ter essa medida realizada com maior precisão é fundamental.

Medidas

Medidas das lentes multifocais

3 – Use uma armação na Altura Pupilar correta

A escolha correta da armação é fundamental!

Clique aqui e saiba como escolher a armação ideal para o seu tipo de rosto

A ALT – Altura Pupilar é a medida, em milímetros, entre o centro da pupila e borda inferior da lente da armação.

Se altura total do aro da armação for pequena (menor que 3 cm ou 30mm), a mudança de grau pode ser mais brusca, proporcionando desconforto à visão.

Por isto que as armações muito pequenas em relação à altura requerem lentes multifocais compatíveis. Garantem um bom campo de visão as diferentes distâncias.  

Já a armação que possui a altura do aro maior que 3 cm (30 mm), ajuda na transição suave entre os campos de visão de perto, intermediário e longe.

4 – Atenção com os campos de visão

Quando estiver utilizando Lente Multifocal, você precisa estar ciente que existe uma transição dos 3 campos de visão: para longe, intermediário e para perto. 

Ou seja, na parte superior da lente, você vai ver para longe. Para perto você vai enxergar entre o centro e a parte inferior das lentes.

5 – Faça opção por lentes personalizadas

As multifocais personalizadas são as melhores lentes que existem nos dias de hoje. São mais fáceis de adaptação e mais confortáveis. 

Elas são produzidas de forma individual para cada pessoa. Leva em conta seu estilo de vida e a quantidade de horas que cada atividade é realizada ao longo do dia. São inúmeras combinações ópticas possíveis de serem produzidas e desenhos com diferentes propostas de campo de visão.  

6 – Escolha lentes de qualidade

Quem usa óculos de grau o conforto e a durabilidade das lentes são essenciais.

As Lentes Progressivas da Luxxor estão disponíveis com garantia de qualidade e precisão. O Design MIPRIMER LUXXOR, exclusivo para iniciantes usuários no uso de lentes multifocais, propõe um desenho mais suave de adaptação mais rápida.   Elas são produzidas com a mais avançada tecnologia de personalização, para uma excelente experiência de visão.

Clique AQUI e encontre a óptica mais próxima de você e peça pelas lentes Luxxor. Garanta a qualidade de suas lentes!