A importância do exame de Acuidade Visual

O ano começou, a volta às aulas está próxima e é importante estar atento à saúde visual da criançada.

Segundo dados do IBGE, mais de 35 milhões de brasileiros têm algum problema na visão. A pesquisa realizada em 2019 traz dados preocupantes, 34% dos brasileiros, ou seja, um terço da população do país, nunca visitaram um oftalmologista.

É através da consulta a um especialista que é possível realizar o exame de acuidade visual, que corresponde a capacidade do olho para distinguir detalhes espaciais, ou seja, identificar o contorno e a forma dos objetos.

A acuidade visual depende de fatores ópticos e neurais: da nitidez que a imagem chega na retina, da saúde das células retinianas e da capacidade de interpretação do cérebro.

A acuidade visual (ou AV) é medida colocando a pessoa a ser testada a uma distância de 6 metros (ou 20 pés) e pedindo para ler optótipos (que podem ser letras, números, símbolos ou figuras) de tamanhos cada vez menores.

Quando normal, a acuidade visual é chamada de visão 20/20, o que significa que uma pessoa consegue ver detalhes a uma distância de 20 pés (6 metros) igual a uma normal enxerga. O teste do Optótipo, método mais comum para testar a acuidade visual, também é conhecido como Tabela de Snellen. A tabela recebe seu nome em homenagem ao oftalmologista holandês Herman Snellen, que a desenvolveu em 1862.

São várias as causas de baixa de acuidade visual, ou seja, quando a visão é menor que 20/20: as ametropias (miopia, hipermetropia ou astigmatismo) estão entre as mais frequentes causas de baixa de visão e podem ser corrigidas com óculos, lentes de contato ou cirurgia.

Portanto, é importantíssimo que aproveitemos o período de volta às aulas para incentivar os pais e responsáveis a levar a criançada para realizar exames de visão. Saúde é prioridade e essa avaliação pode ser a garantia de um ótimo  desempenho escolar.

As Lentes Visão simples Luxxor estão disponíveis em diversos materiais para o conforto e segurança dos estudantes , com maior resistência a quebra ( 1.53 Trivex), proteção aos raios Ultra Violeta ( 1.6/ 1.67 fotossensíveis), a luz azul nociva dos aparelhos digitais ( 1.56 BLUE CUT ), com tratamentos que tornam as lentes mais finas,leves e menos suscetíveis a arranhões.

Teste de Snellen para crianças alfabetizadas:

Teste de Snellen para crianças não-alfabetizadas: