PARA CURTIR O VERÃO: lembre-se do cuidado com os olhos

Com a chegada do verão, todos nós gostamos de aproveitar o sol forte para passear, tomar banho de piscina e diversas outras atividades ao ar livre. Contudo, é necessário prestar atenção na saúde de seus olhos, pois estes sofrem com a exposição solar. Durante o verão, os raios solares estão mais fortes, podendo afetar seriamente olhos desprotegidos.

RAIOS UV

Os raios UV (ultravioletas) chegam até nós pelos buracos causados na camada de ozônio. Esses raios são emitidos através da luz solar e, ao nos atingir, podem causar sérias consequências. A exposição aos raios UV pode contribuir não só para doenças de pele como queimaduras ou câncer, mas também com doenças graves nos olhos, como a catarata e degeneração macular. De acordo com  estudos científicos, 1% de diminuição na camada de ozônio pode causar um aumento de 0,7% de catarata e 4% de câncer de pele.

PREJUÍZO À VISÃO

Devido à exposição solar, os raios solares, entre eles os raios UV, passam pela córnea, atravessam o cristalino e, por fim, agridem nossa retina. Vale lembrar também que esses efeitos são cumulativos e sentidos a longo prazo. A tendência é desenvolver alguns sintomas com o passar do tempo.

Além disso, existem dois tipos de raios UV. São eles: UVA e UVB.

Os raios UVA, são capazes de penetrar em camadas mais profundas, podendo provocar alterações na visão central, como a degeneração macular.

Enquanto os raios UVB podem danificar a córnea e o cristalino. Responsáveis pela absorção das luzes em nossos olhos.

  • INTENSIDADE RAIOS UV
  •  

DOENÇAS PROVOCADAS PELOS RAIOS UV 

No Brasil, estima-se que uma a cada 4 mil pessoas possua alguma das doenças consideradas raras relacionado à retina no Brasil. Vamos citar agora as doenças de retina mais comuns.

São elas:

Carcinoma da conjuntiva: um tumor maligno que pode atingir a camada superficial do olho;

Pinguécula: uma lesão amarelada e pouco elevada que se forma na conjuntiva, próxima à córnea;

Pterígio: formação espessa e vascularizada da conjuntiva que avança sobre a córnea;

Ceratite: inflamação da córnea;

Retinopatia solar: lesão na retina provocada pela observação direta do sol por um período de tempo excessivo sem proteção ocular;

Degeneração macular: doença degenerativa da retina que provoca perda progressiva da visão central.

DICA LUXXOR – Como prevenir e me proteger?

Em primeiro lugar, usar óculos de sol é o primeiro passo para garantir que os seus olhos não sejam afetados facilmente pelos raios UV. Mas, cuidado… nem todos óculos de sol possuem proteção 100% UV para os seus olhos.

E se você precisa usar óculos de grau, existem lentes de óculos que possuem não só a proteção UV, mas também os tratamentos de antirreflexoInclusive, existe a possibilidade de fazer seu óculos de sol com seu grau! 

ALGUMAS DICAS:

1 – evite usar maquiagem para ir à praia e piscina;

 2 – evite passar filtro solar próximo à região dos olhos;

 3 – utilize óculos de sol mesmo em dias nublados;

 4 – resista a comprar os óculos de sol vendidos na praia por ambulantes. As lentes de má qualidade geralmente não tem filtro anti-UV e não entregam a proteção que se espera;

 5 – procure um oftalmologista para prescrever lubrificantes de boa qualidade para serem usados várias vezes durante o dia na piscina ou na praia para evitar olhos vermelhos no final do dia;

 6 – em caso de areia nos olhos, lave com soro e não esfregue;

 7 – use chapéu e boné para proteger não só o rosto, mas também os olhos;

 8 – é aconselhável o uso de óculos solares em crianças;

 9 – Não confie em etiquetas que informam que a lente tem proteção. Adquirir seus óculos em local confiável, com documento fiscal e boa procedência é sua melhor garantia.