Tratamentos – Coloração

 

A COR DA LENTE DOS ÓCULOS SOLARES FAZ DIFERENÇA NO CONFORTO VISUAL

Os óculos com lentes coloridas não são apenas acessórios para compor um visual diferenciado. Além da proteção contra os raios ultravioleta, a cor das lentes também é fundamental para o conforto da visão, pois cada uma delas age como um filtro ou barreira para determinadas faixas de luz, protegendo os olhos e eliminando reflexos ou interferências.

Para toda situação do dia a dia existe uma cor de lente ideal. Confira abaixo as indicações e benefícios de cada cor.

AMARELO: As lentes amarelas são indicadas para o nascer e pôr-do-sol. Elas fazem uma grande diferença na hora de dirigir, principalmente no período entre 17h e 20h, quando a luz do sol muda rapidamente, provocando um fenômeno chamado lusco-fusco, que dificulta a acomodação visual. Elas também ajudam muito quem dirige à noite porque reduzem o desconforto das luzes dos faróis em direção ao motorista.

AZUL: A lentes azuis são indicadas para praticar esportes em locais onde há muito verde. Elas também diminuem o cansaço visual de quem passa muitas horas diante das telas.

CINZA: É a cor ideal para dias nublados, pois diminui o desconforto causado pelo excesso de cor branca e aumenta os contrastes, sem alterar as cores.

LARANJA: Indicada para os dias parcialmente nublados, pois aumenta o contraste das cores.

MARROM: Acomoda bem os olhos em dias em que há grande variação de luz (dias ensolarados que se tornam nublados e vice-versa). Também é boa para dirigir, já que oferece uma boa noção de contraste e profundidade.

VERDE: Quem dirige com frequência ou já passou dos 60 anos costuma dar preferência às lentes verdes, um dos filtros mais confortáveis e que oferece alta fidelidade de cores e melhor visão de contraste.

VERMELHO: É indicada para a presença de neve, muito utilizada em óculos e máscaras para prática de esportes de inverno.

PÚRPURA: É melhor para quem vai ficar no mar ou na mata. Ela realça o contraste do azul e do verde.

PRETA: É ideal para proteger os olhos no período pós-cirúrgico.

É muito importante lembrar que as lentes devem ter proteção UV, pois a exposição prolongada ao sol e a incidência direta dos raios ultravioleta nos olhos ocasionam lesões que, gradual e cumulativamente, podem resultar na perda total da visão. As lesões mais comuns causadas pelo excesso de sol são a queda da percepção de detalhes e a formação da catarata. É aconselhável o uso de óculos solares de boa qualidade e que ofereçam proteção adequada aos olhos, não apenas durante o verão, e sim durante o ano todo.

Vale ressaltar também a importância de proteger bem a visão das crianças, pois os efeitos nocivos do sol podem se manifestar antes do esperado. Por isso, toda criança deve ter bons óculos de sol, incluindo os bebês. Entre 10h e 14h, período em que os raios UV são mais fortes, o ideal é que elas fique à sombra. E o uso de chapéus e bonés também é recomendado.”.

Compre seus óculos com Lentes Luxxor com o Tratamento de Coloração + Proteção UV em uma ótica credenciada. Encontre a mais perto de você em: https://www.lentesluxxor.com.br/opticas/