Problemas de visão mais comuns: saiba quais são e seus sintomas

Os olhos são órgãos bastante complexos e sensíveis. Por isso, mantê-los saudáveis é importante para assegurar uma boa visão e uma ótima qualidade de vida.

Problemas refrativos de visão e doenças oculares podem surgir desde a infância ou se desenvolver ao longo da vida. Muitos podem ser corrigidos mediante um diagnóstico oftalmológico adequado e o uso de lentes oftálmicas de qualidade.

Conheça a seguir os problemas de visão mais comuns e seus principais sintomas:

  1. Miopia

É a dificuldade de enxergar os objetos a distância “longe”.

Isto ocorre devido a um defeito de convergência dos raios luminosos, o que faz com que a imagem de objetos distantes se forme à frente da retina, em vez de na própria retina.

Quem possui Miopia tem o globo ocular alongado, o chamado alongamento axial, diferentemente de uma pessoa que tem a visão normal e o globo ocular linear.

Sintomas

Dificuldade para enxergar placas de rua, o quadro ou anotações do professor na escola, por exemplo.

Podem ocorrer dores de cabeça, lacrimejamento excessivo e sensibilidade à luz.

  1. Hipermetropia

É a dificuldade de enxergar objetos de perto. Quem possui Hipermetropia enxerga de forma embaçada e sem nitidez.

A Hipermetropia é causada por um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina, faz com que a luz seja interceptada pela retina antes que a imagem seja formada no olho.

Sintomas

Dificuldade de enxergar os objetos de perto. Lacrimejamento, vermelhidão, dores nos olhos e até mesmo dificuldade de concentração também podem ser um dos seus sintomas.

  1. Astigmatismo

Caracterizado pela visão embaçada ou pouco nítida de objetos, letras ou rostos, tanto de perto quanto de longe, o Astigmatismo afeta grande parte da população, em maior ou menor grau, e pode surgir concomitantemente em pacientes com Miopia ou Hipermetropia.

Ele ocorre por conta da distorção da luz quando ela entra nos olhos, provocando vários pontos de foco, quando o normal é apenas um ponto focal.

Sintomas

Objetos embaçados, visão borrada, confundir letras ou números parecidos como H, M, N, 8, 0, 6.

Dor de cabeça também pode completar o diagnóstico.

  1. Presbiopia

Dificuldade de focar objetos que estão próximos, especialmente textos. O comum gesto de afastar papéis, embalagens ou o celular mais ao longe para conseguir visualizar letras e números.

A Presbiopia é comum ser percebida próximo os 40 anos devido ao envelhecimento natural dos olhos e à perda progressiva da elasticidade do cristalino, que é a lente natural dos olhos, dificultando a focalização correta de objetos próximos.

Sintomas

Visão borrada, dificuldade em ler tanto perto como longe, dores de cabeça, bem como ardência nos olhos para ler.

Lembre-se: para identificar corretamente as suas necessidades fique atento aos sintomas, consulte um oftalmologista de sua confiança e leve a receita a uma de nossas óticas credenciadas:

– Lacrimejamento em excesso;

– Hipersensibilidade à luz;

– Sensação de vista cansada;

– Dificuldade para enxergar à noite;

– Dor de cabeça frequente;

– Vermelhidão e dor nos olhos;

– Coceira nos olhos;

– Visualização de imagens duplicadas;

– Necessidade de fechar os olhos para enxergar os objetos focados;

– Necessidade de esfregar os olhos várias vezes por dia.