Protagonismo Feminino na Ciência

Neste domingo, 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. A data remete ao ano de 1917, na Rússia Imperial. Na época, um grupo de operárias organizou uma grande passeata em protesto contra a carestia, o desemprego e a deterioração geral das condições de vida no país.

Em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher, pelas Nações Unidas e atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países.

Com a chegada desta data sempre é importante relembrar personagens importantes do mundo feminino. É o caso da polonesa Marie Sklodowska Curie (1867-1934).

Marie foi a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes, em uma época em que a ciência era majoritariamente ocupada por homens.

Marie Sklodowska Curie

Marie Sklodowska Curie

Maria enfrentou muitos obstáculos para conseguir estudar, pois a maioria das universidades, na época, não aceitavam mulheres no quadro de alunos. Em 1883, graduou-se bacharel em Física e Matemática pela Universidade de Sourbonne, tornando-se, mais tarde, a primeira mulher a lecionar nessa importante instituição de ensino europeia.

 Após alguns anos de pesquisas ao lado do seu marido Pierre, Marie recebeu, em 1903, o Prêmio Nobel de Física, em reconhecimento pelos extraordinários serviços obtidos em suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação, tornando-se a primeira mulher a receber a honraria.

Em 1911, recebeu outro prêmio, desta vez o Nobel de Química – por suas pesquisas com o rádio, tornando-se a primeira pessoa, até então, a ganhar duas vezes o Prêmio Nobel.

A cientista teve participação marcante também durante a Primeira Guerra Mundial. Participou da criação unidades móveis de radiografia, que foram apelidadas de “petites Curies” (“pequenas Curies”, em francês).

Faleceu em julho de 1934, devido a uma leucemia causada pela longa exposição aos elementos radioativos com os quais trabalhou em suas pesquisas. Em 1995, seus restos mortais foram transladados para o Panteão de Paris, tornando-se a primeira mulher a ser sepultada neste local.

VOCÊ SABIA QUE A CIENTISTA JÁ VISITOU O BRASIL?

Marie Curie visitou o Brasil em 1926 para conhecer as fontes radioativas de Termas de Lindoya em São Paulo. Acompanhada por químicos e autoridades do estado de São Paulo, Curie visitou as instalações da cidade conhecida por possuir instâncias hidrominerais que auxiliam na cura de doenças de pele e reumatismo.

Marie Curie no Brasil

 

A FORÇA FEMININA NA LUXXOR

A empresa compreende a importância da valorização da mulher no mercado de trabalho. Por isso, conta atualmente com cerca de 60% da sua equipe do sexo feminino, nos mais diversos setores.

Este texto é dedicado a todas as mulheres neste dia especial.