7 cuidados com os olhos no verão

Ah, o verão! A estação mais esperada do ano por quem gosta de calor. Esta é a época mais celebrada pelos brasileiros, que lotam as praias, clubes, rios, cachoeiras e lagos.

Neste período existe uma grande conscientização sobre cuidados com a pele em função da radiação UVA/UVB, porém muitos se esquecem de cuidar dos olhos para evitar problemas que são típicos dessa época do ano.

Os nossos olhos são muito frágeis e também são afetados pelos raios solares, cloro da piscina, água do mar, protetor solar e até suor, podendo sofrer doenças como conjuntivite, infecções e alergias.

Por isto é importante que, além da atenção redobrada com a pele, também haja um cuidado especial com os olhos durante o verão, para evitar possíveis desconfortos.

Confira nesse post algumas dicas importantes, para você curtir muito o verão sem deixar a saúde dos olhos de lado.

1 – Banho de mar

A irritação mais frequente após o banho de mar é a conjuntivite.

A recomendação é lavar os olhos com água corrente ao sair do mar e não coçar, evitando, assim, o risco de lesões por agentes que estejam na superfície ocular.

Para usuários de lentes de contato, é recomendada a opção pelos modelos de descarte diário, com proteção UV, que oferecem menos riscos de contaminações.

2 – Piscinas

Embora pareçam limpas, piscinas costumam ser usadas por diversas pessoas e ainda são alvo de inúmeros produtos químicos.

Evite ficar com olhos abertos embaixo da água, pois o cloro e outros produtos contidos na água irritam e podem causar alergias. Quando sair da piscina, procure lavar muito bem os olhos com água limpa.

Para quem tem o hábito de usar lentes de contato, é preferível adotar os modelos de descarte diário, para evitar o risco de contaminação.

3 – Sol forte

Use sempre óculos solar de qualidade e, na falta destes, invista em bonés e/ou chapéus ou permaneça na sombra para evitar o desconforto ocular

Se você puder escolher, prefira a exposição ao sol durante o período da manhã, ou no finalzinho da tarde, que é quando os raios solares estão mais brandos e não fazem tanto mal à saúde.

Para quem usa lentes de contato, é preciso investir em modelos que possuem proteção contra os raios ultravioleta e também de descarte diário, que reduzem os riscos de contaminações. Combinadas aos óculos e chapéus, elas oferecem uma proteção ainda maior.

4 – Óculos escuros

Os óculos são essenciais para cuidar da saúde dos olhos, principalmente para aqueles que possuem sensibilidade à claridade do sol.

Importante ter muito cuidado na hora de escolher este tipo acessório, já que alguns modelos não possuem a proteção necessária contra raios ultravioletas, e podem causar ainda mais danos às vistas.

Por isso, vale a pena investir em modelos mais seguros e conhecidos por sua qualidade, mesmo que isso signifique pagar mais caro. A sua saúde agradece!

Caso você use óculos de grau, é importante mandar adaptar os óculos de sol e inserir o grau neles também.

5 – Filtro solar

O contato dos olhos com o filtro solar costuma causar ardência e irritação, por isso, fique atento na hora de espalhar o produto no rosto.

Mesmo que não haja grande perigo decorrente da interação e que lavar o rosto com água corrente já alivia o desconforto, prefira versões mais concentradas ou que sejam específicas para essa região mais sensível.

6 – Cisco

Por mais tentado que você fique, evite de coçar os olhos quando sentir um cisco, pois há risco de lesões na superfície ocular.

E o que fazer? Caso o problema persista, dirigir-se a um pronto-socorro para que o médico remova o cisco com material esterilizado que não expõe o paciente ao risco de infecções.

Após a retirada do cisco, é comum o médico oftalmologista fazer um curativo ocular oclusivo que favorece a cicatrização da lesão por 24 horas. 

7 – Suor

Até mesmo nosso próprio suor pode gerar irritações oculares.

As sobrancelhas impedem que a água escorra, mas com o aumento da transpiração, decorrente da prática de exercícios, por exemplo, isso muitas vezes se torna inevitável.

Para evitar o problema, vale apostar em faixas, como a que os jogadores de tênis usam, ou contar com uma toalhinha para evitar que o suor escorra.

 

E fique atento, se sentir algum desconforto procure um médico oftalmologista! Não use remédios por conta própria, pois o uso de medicamentos sem prescrição médica, podem agravar ainda mais os sintomas.